Restauração da visão de acordo com o método Bates

Segundo pesquisas médicas, as causas mais comuns de deficiência visual são os distúrbios funcionais, que na maioria dos casos podem ser superados com tratamentos simples e naturais, sem a necessidade de cirurgia, óculos ou lentes de contato.

visão deficiente e óculos para restaurá-la

Este artigo discutirá as maneiras mais eficazes de restaurar a visão, que se provaram no tratamento de miopia, hipermetropia, astigmatismo e outros defeitos visuais. A eficácia e a celeridade do tratamento dependem diretamente da complexidade da violação, da sua duração e da aplicação das prescrições.

A negligência de conselhos e recomendações, cansaço visual devido ao trabalho excessivo, estresse físico e mental, bem como nutrição inadequada podem retardar significativamente o progresso do tratamento e, em alguns casos, interrompê-lo completamente. Para evitar que isso aconteça, você deve seguir cuidadosamente todas as instruções ao longo de todo o tratamento, bem como após sua conclusão.

Causas de deficiência visual

De acordo com a pesquisa do Dr. Bates, a principal causa da deficiência visual é a sobrecarga psicológica e física, que leva a distúrbios na acomodação - a capacidade de ver com igual clareza objetos distantes e próximos.

Ao contrário do estereótipo predominante, a focalização da visão ocorre não apenas por uma mudança na curvatura da lente, mas também por uma mudança na forma do próprio olho, devido à ação dos músculos externos do globo ocular, que são responsáveis pelo movimento dos olhos em todas as direções.

Devido à contração de certos grupos de músculos oculares, a parede posterior do olho se aproxima ou se afasta, dependendo se você está focando em um objeto distante ou próximo. Assim, muitas deficiências visuais nada mais são do que o resultado de uma violação da acomodação devido ao funcionamento inadequado dos músculos externos do olho.

No caso da miopia (miopia), o olho tem uma forma constantemente alongada, o que não permite focalizar objetos distantes, e no caso da hipermetropia (hipermetropia), ao contrário, o globo ocular tem uma forma comprimida, não permitindo que você veja objetos próximos claramente.

A correção da visão com a ajuda de lentes agrava ainda mais a situação, pois fixa os músculos em uma posição, violando a acomodação natural. Como resultado, a tensão muscular aumenta e a doença progride.

Assim, óculos e lentes de contato são a principal causa da deterioração contínua da visão, que eles visam combater.

Exercícios para restaurar a visão

Usando técnicas especiais para aliviar a tensão dos músculos oculares em combinação com dieta e melhoria geral da saúde do corpo, pode-se melhorar significativamente a visão e, em alguns casos, superar completamente muitos defeitos visuais, incluindo miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Para alcançar o resultado máximo, é necessário estar consciente do tratamento e seguir cuidadosamente todas as instruções. A principal tarefa é aprender a aliviar a tensão e alcançar o nível desejado de relaxamento dos músculos oculares. Relaxamento profundo e relaxamento é a chave para a restauração bem sucedida da visão.

Ginástica para os olhos

A ginástica para os olhos é um passo essencial para melhorar a visão. A principal tarefa dos exercícios oculares é aliviar a tensão dos músculos oculares e trazê-los para o tom. Isso acelerará significativamente o processo de tratamento e retornará à visão normal.

A ginástica para os olhos com miopia, hipermetropia e astigmatismo consiste em quatro exercícios básicos que devem ser realizados no estado mais relaxado. Isso é feito melhor sentado em uma cadeira ou sofá.

  • Exercício 1. O mais suavemente possível e com o mínimo de esforço, mova os olhos para cima e para baixo 6 vezes em cada direção. Os movimentos devem ser tão lentos e uniformemente espaçados quanto possível. À medida que você relaxa, a amplitude dos movimentos oculares aumenta. Mantenha-o o mais relaxado e relaxado possível. Repita o exercício 2-3 vezes com pausas de 1-2 segundos entre as repetições.
  • Exercício #2. Mova suavemente os olhos de um lado para o outro 6 vezes em cada direção. Sem tensão. A principal tarefa é relaxar os músculos sobrecarregados, não aumentar a tensão, de modo que o movimento dos olhos requer um mínimo de esforço. Repita o exercício 2-3 vezes com um intervalo de 1-2 segundos entre as séries. À medida que você relaxa, aumente a amplitude, mantendo o relaxamento e a facilidade.
  • Exercício #3. Leve o dedo indicador aos olhos a uma distância de cerca de 20 cm, concentre-se nele e, em seguida, olhe para um objeto grande que esteja a 3 metros ou mais de distância. Em seguida, olhe novamente para o dedo e foque novamente em um objeto distante. Mova seus olhos para frente e para trás 10 vezes em um ritmo bastante rápido. Repita o exercício 2-3 vezes com um intervalo de 1-2 segundos. Este é um dos melhores exercícios de acomodação para fazer sempre que puder.
  • Exercício #4. Mova os olhos o mais suave e lentamente possível em um círculo, primeiro em uma direção e depois na outra. Repita o exercício 2-3 vezes para 4 círculos em cada direção com um intervalo de 1-2 segundos entre os ciclos, aplicando o mínimo de esforço.

Antes de cada exercício, você precisa relaxar os olhos cobrindo-os com as palmas das mãos por alguns segundos. Se você usa óculos, eles devem ser removidos durante o exercício. Se seus olhos doerem durante o processo, pare o exercício e descanse. Lave o rosto com água fria e faça palming.

Exercícios de bem-estar para o pescoço

A ginástica para o pescoço é um passo essencial para restaurar a visão. Devido ao esforço excessivo dos músculos do pescoço, os nervos são afetados e há problemas com o suprimento de sangue. Assim, para que o tratamento seja bem-sucedido, é imperativo excluir distúrbios no sistema espinhal e obter o relaxamento completo dos músculos da parte de trás do pescoço.

  • Exercício 1. Assuma uma posição de pé livre, os braços relaxados e abaixados. Levante os ombros o mais alto possível, depois puxe para trás o máximo possível, depois abaixe e retorne à posição inicial. Repita o exercício 25 vezes, fazendo movimentos circulares bastante rápidos com os ombros.
  • Exercício #2. Realize movimentos circulares da mesma forma, apenas na direção oposta. Puxe os ombros para trás, levante o mais alto possível, abaixe e retorne à posição inicial. Repita o exercício continuamente 25 vezes.
  • Exercício #3. Abaixe o queixo até o peito, relaxe o pescoço o máximo possível e, em seguida, levante suavemente a cabeça e incline-a para trás o máximo possível. Não se esforce durante o processo. Repita o exercício 12 vezes.
  • Exercício #4. Abaixe suavemente o queixo até o peito, vire a cabeça para a esquerda, incline para trás, gire para a direita e retorne à posição inicial. Todos os movimentos devem ser lentos, uniformes e com a máxima amplitude possível, mas sem tensão.
  • Exercício #5. Vire lentamente a cabeça para a direita, volte à posição inicial e, em seguida, vire a cabeça para a esquerda. As voltas devem ser lentas, sem tensão e com amplitude máxima. Repita o exercício 10 vezes.

O exercício regular ajuda a relaxar os músculos do pescoço e da parte superior das costas, melhora o fluxo de sangue e energia nervosa para a cabeça, normaliza a pressão arterial alta e baixa e também tem um efeito positivo na visão e no bem-estar geral. A ginástica para o pescoço é melhor feita de manhã ou de manhã e à noite, bem como ao longo do dia, se necessário.

Exercícios para aliviar a fadiga ocular

Para ter sucesso em melhorar a visão, os olhos precisam descansar todos os dias, conscientemente, com duração de 30 a 60 minutos para relaxar todos os músculos e tecidos ao redor dos olhos. Para isso, existem exercícios especiais:

Cobrir os olhos com as palmas das mãos (palming) é um dos exercícios mais simples e eficazes para corrigir a visão, que pode ser realizado em praticamente qualquer lugar e a qualquer momento. A técnica para realizar o exercício é a seguinte:

  1. Sente-se em uma posição confortável em uma cadeira, poltrona ou sofá para se sentir livre e confortável. Relaxe o máximo possível.
  2. Feche os olhos e cubra-os com as palmas das mãos, de modo que o meio das palmas das mãos direita e esquerda fique em frente aos olhos direito e esquerdo, respectivamente, e os dedos estejam cruzados na testa. Elimine qualquer pressão sobre os olhos.
  3. Fique em uma posição confortável com os cotovelos apoiados nos joelhos ou em uma mesa. Os olhos devem permanecer fechados e cobertos com as palmas das mãos.
  4. Relaxe o máximo possível, não mantenha seus pensamentos em algo importante ou sério, pense no bem e no positivo. Tente ver o máximo de preto possível. Quanto mais preto na frente dos olhos, mais relaxamento e descanso eles experimentam.

Esquematicamente ficará assim:

palming para restaurar a visão

Para obter um bom efeito, cobrir os olhos com as palmas das mãos deve ser realizado pelo menos 2-3 vezes ao dia por pelo menos 10-20 minutos. Também é recomendável fazer os exercícios entre os trabalhos quando os olhos estiverem cansados.

Balançar para os lados é um exercício muito eficaz para aliviar a tensão dos olhos e relaxar. Para realizá-lo, fique em pé, pés afastados na largura dos ombros, braços abaixados ao longo do corpo. Mantendo-se relaxado e à vontade, comece a balançar levemente de um lado para o outro.

No processo de movimento, você pode se imaginar como um pêndulo e se mover da mesma maneira medida e lenta. O tronco deve permanecer reto e as pernas não devem dobrar. Se necessário, você pode levantar levemente o calcanhar sem tirar os pés do chão.

É melhor realizar o balanço em pé junto à janela. Ao mesmo tempo, os olhos devem estar relaxados e olhar sem tensão para os objetos do lado de fora da janela, "balançando" com você. Depois de um minuto, feche os olhos e imagine o "movimento" da janela o mais claramente possível. Após um minuto, abra os olhos novamente e continue se movendo, depois repita o exercício novamente.

O balanço deve ser realizado pelo menos 3 vezes ao dia por 5-10 minutos. Quando realizado corretamente, alivia efetivamente o estresse dos olhos e também tem um efeito muito benéfico na condição dos olhos e do sistema nervoso como um todo. Escusado será dizer que se você usa óculos ou lentes de contato, eles devem ser removidos antes de fazer este exercício.

Piscar é um exercício de alívio da fadiga ocular muito simples e eficaz. Infelizmente, em muitas pessoas com deficiência visual, o processo natural de piscar é perturbado: eles piscam com menos frequência, seus olhos ficam menos móveis e o próprio processo de piscar ocorre de forma convulsiva, com tensão e não regularmente.

Para melhorar a visão e a condição dos olhos em geral, é necessário desenvolver o hábito de piscar frequentemente, regularmente e de forma descontraída, evitando assim a tensão. Recomenda-se piscar pelo menos 1-2 vezes a cada 10 segundos sem nenhum esforço, independentemente da situação.

A luz solar é muito importante no tratamento da deficiência visual e deve ser utilizada ao máximo por todos os pacientes. No entanto, vale a pena usá-lo com cuidado para não se machucar. Para fazer isso, siga a regra principal - nunca olhe para o sol com o olho desprotegido, para não danificar a retina.

Há muitas maneiras de restaurar a visão com a luz solar. O mais simples e eficaz é encarar o sol, fechar os olhos e virar a cabeça lentamente de um lado para o outro para que os raios caiam uniformemente sobre os olhos. Recomenda-se realizar este exercício 2-3 vezes ao dia durante 10 minutos. Por razões de segurança, é melhor fazer isso de manhã e à noite.

Você também pode balançar de um lado para o outro enquanto enfrenta o sol. Claro, de olhos fechados. Esse banho de sol melhora a circulação sanguínea nos olhos, relaxa os músculos e os nervos.

Além disso, o seguinte exercício é muito favorável para melhorar a visão:

  1. Cruze os quatro dedos dobrados de uma mão e coloque-os perpendicularmente aos outros quatro.
  2. Coloque as palmas das mãos sobre os olhos de modo que uma palma cubra um olho e a outra crie um ponto para que um fino raio de sol passe para o outro olho.
  3. Passe um pequeno feixe de luz pelos dedos e olhe para ele. Ajuste a espessura do feixe para que a contemplação da luz do sol seja agradável e não cause desconforto.
  4. Após 1-2 minutos, troque as mãos para olhar o sol com o outro olho.

Observar o sol pelo buraco entre os dedos é muito cuidadoso! O não cumprimento das precauções de segurança pode danificar a retina do olho!

A água fria é um remédio eficaz para aliviar rapidamente a tensão e melhorar o tom dos olhos, bem como os músculos e tecidos que os cercam. Para fazer isso, ao lavar, feche os olhos e não jogue muita água neles. Repita o procedimento de 10 a 20 vezes e, em seguida, limpe suavemente os olhos fechados com uma toalha.

Repita o procedimento sempre que seus olhos estiverem cansados, mas pelo menos 3 vezes ao dia. Ao mesmo tempo, observe que a água deve estar fria, não fria.

Treinar a memória e a imaginação é um passo importante para uma boa visão. É muito fácil verificar isso - reconhecemos objetos familiares muito mais rápido do que desconhecidos, pois a memória e a imaginação vêm em nosso auxílio. Portanto, eles devem ser desenvolvidos para que a restauração da visão seja bem-sucedida.

Para treinar sua memória e imaginação, você pode usar o seguinte exercício. Considere cuidadosamente qualquer objeto pequeno, seu tamanho e forma. Em seguida, feche os olhos e tente se lembrar de tudo com grande detalhe. Repita o exercício.

O exercício acima deve ser realizado por 5 minutos ou mais, é claro, sem óculos ou lentes de contato. Palavras ou letras de livros também podem ser usadas como objetos. O exercício regular contribui para uma melhora significativa na visão ao longo do tempo.

A fixação central é um exercício básico que permite ver melhor os objetos nos quais você está concentrando sua atenção. Infelizmente, as pessoas com deficiência visual são muitas vezes privadas dessa oportunidade. Devido ao esforço excessivo constante, eles enxergam melhor com a visão periférica do que com a visão central.

Para restaurar a visão central, use o seguinte exercício. Abra o livro e concentre toda a sua atenção em alguma linha. Em seguida, destaque a palavra no centro da linha e concentre-se nela. Depois disso, feche os olhos e imagine que você vê essa palavra o mais clara e claramente possível, e imagine todas as palavras ao redor o mais borradas possível.

Abra os olhos novamente e repita o exercício. Realize a fixação central por 5 minutos, cada vez imaginando a palavra central cada vez mais claramente, e todas as palavras ao redor tão borradas quanto você quiser.

À medida que sua visão melhorar, passe para palavras mais curtas até conseguir fazer o exercício com palavras de duas letras, concentrando-se em uma letra. A segunda letra ficará embaçada. Neste caso, podemos considerar que a fixação central está quase alcançada.

Leitura - Ao contrário dos estereótipos e equívocos populares, a leitura é uma das melhores maneiras de treinar seus olhos e mantê-los ativos e saudáveis. Claro, isso se aplica apenas aos casos em que a leitura ocorre sem tensão. Caso contrário, a visão ruim só vai piorar.

Para melhorar a visão, é necessário ler sem esforço. Para fazer isso, tome uma posição sentada confortável, cubra os olhos com as mãos e relaxe o máximo possível. Após alguns minutos, pegue o livro e comece a ler, segurando-o na distância de leitura mais confortável, lembrando-se de piscar durante a leitura. Assim que os primeiros sinais de fadiga aparecerem, descanse os olhos. Feche-os por alguns segundos e, se necessário, cubra os olhos com as palmas das mãos (palming).

À medida que sua visão melhora, mude gradualmente a distância até o livro. No caso de miopia, a distância deve ser aumentada e, no caso de hipermetropia, deve ser reduzida. Se no momento você tiver uma miopia muito forte, poderá começar a ler com um olho, dando preferência ao olho que vê pior. À medida que a visão melhora, será possível começar a ler com os dois olhos.

Inicialmente, a duração da leitura pode ser de apenas alguns minutos. No entanto, você não deve se desesperar. Com o tempo, ao dominar as habilidades de relaxamento e relaxamento, você poderá ler por mais tempo sem nenhum esforço ou tensão.

Nutrição e dieta adequadas para melhorar a visão

A nutrição inadequada é uma causa comum de deficiência visual com a idade. Em muitos casos, seguir apenas uma dieta pode melhorar significativamente a visão e, em combinação com exercícios especiais, restaurá-la completamente.

É impossível fazer uma dieta universal que satisfaça a todos, portanto, as seguintes recomendações gerais para fazer a dieta certa:

  1. Coma apenas alimentos naturais.
  2. Coma mais vegetais, frutas e verduras (de acordo com a estação).
  3. Cozinhe os alimentos o mínimo possível e apenas quando necessário.
  4. Exclui alimentos artificiais e concentrados, produtos semi-acabados e alimentos enlatados.
  5. Minimize, ou melhor ainda, abandone completamente os alimentos fritos, defumados, gordurosos, doces e salgados.
  6. Evite beber álcool e bebidas gaseificadas.
  7. Minimize a ingestão de chá, café e bebidas açucaradas.
  8. Coma produtos de origem animal, como carne, com moderação.
  9. Comece sua manhã com um café da manhã leve. Frutas e leite são os melhores para isso.
  10. Coma pequenas refeições, mas com frequência. Idealmente até 5-6 vezes por dia.
  11. Cada refeição deve conter alimentos ricos em fibras (ver ponto 2).
  12. Jante o mais tardar 2 horas antes de dormir.

Em conclusão, vale a pena notar que é necessário minimizar, e é melhor abandonar completamente o consumo de tudo o que é tão diligentemente promovido com a ajuda da mídia. A comida deve ser tratada como uma necessidade, não como um meio para satisfazer nossos gostos e caprichos. Ao mudar sua relação com a comida, você mudará sua saúde.